Notícia

FGV apoia o maior exercício simulado de defesa cibernética do Hemisfério Sul

EGC

O objetivo é contribuir para a integração entre governo, setor privado e meio acadêmico, em prol do crescimento do setor cibernético em áreas de interesse da Defesa Nacional.

A FGV Projetos auxiliou no Exercício Guardião Cibernético 4.0, ECG 4.0, o maior treinamento simulado de Defesa Cibernética do hemisfério sul, equiparado aos principais exercícios internacionais, como o Locked Shields (OTAN). Conduzido pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, contou com a experiência da unidade em seu mapeamento de atividades e atua para proteger suas infraestruturas de ataques cibernéticos.

O objetivo é contribuir para a integração entre governo, setor privado e meio acadêmico, em prol do crescimento do setor cibernético em áreas de interesse da Defesa Nacional, criando um ambiente realista onde diversas instituições, públicas e privadas, dos setores elétrico, água, financeiro, nuclear e de telecomunicações possam se relacionar entre si.

Realizado em agosto de 2022, contou com a participação da FGV Projetos, que foi responsável pelo desenvolvimento de um estudo de mapeamento de atividades, visando contribuir para o aprimoramento da modelagem de processos do EGC. E em junho de 2023, em reunião realizada no Forte Marechal Rondon, em Brasília (DF), a equipe técnica responsável pelo projeto apresentou o estudo ao Comando de Defesa Cibernética, ComDCiber, com o relato da primeira experiência da FGV no apoio ao exercício. Além disso, o encontro também foi uma oportunidade para conhecer expectativas e necessidades para a próxima versão 5.0 do exercício, a ser realizada em outubro de 2023.

Para, Sergio Gustavo da Costa, gerente executivo na FGV Projetos, “a participação da FGV no Exercício Guardião Cibernético 4.0 alinha-se à visão institucional da Fundação, inovadora e comprometida com o desenvolvimento nacional, o que é reforçado com esta parceria junto ao Exército Brasileiro no aprimoramento dos instrumentos de segurança cibernética do País”.

Estágios de elaboração do estudo:

  1. No primeiro estágio, previamente à realização do EGC 4.0, analisou-se a documentação disponibilizada pelo ComDCiber, referente às edições anteriores do Exercício e as atividades executadas/em andamento relativas à sua quarta edição.
     
  2. O segundo estágio correspondeu à participação de uma equipe de oito técnicos nos quatro dias de realização do EGC 4.0, acompanhando a organização das atividades, a dinâmica dos trabalhos e a análise pós-ação, que contou com representantes de todos os atores participantes.
     
  3. O terceiro estágio, após a conclusão do EGC 4.0, foi a realização de entrevistas com os coordenadores e representantes de área, visando ao levantamento, de forma estruturada, das atividades realizadas em cada área e seu sequenciamento.
     
  4. Finalmente, o quarto estágio correspondeu à discussão de resultados preliminares do levantamento de atividades com a Coordenação Executiva do EGC 4.0, visando a suprir lacunas de informações e de entendimento.

Origem da notícia: FGV apoia o maior exercício simulado de defesa cibernética do Hemisfério Sul | Portal FGV