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Programa de Transferência de Renda de Brumadinho completa 3 anos e divulga resultados

Durante o encontro, que contou com a participação de Instituições de Justiça e representantes de Minas Gerais, também foi discutido como a experiência da FGV pode ajudar casos semelhantes.
PTR 3 anos

O Programa de Transferência de Renda (PTR), de Brumadinho (MG), operacionalizado pela Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, completa três anos de atuação. 

Destinado à população atingida pelo desastre ambiental na cidade mineira, o PTR tornou-se o maior programa de transferência de renda operado por uma entidade privada na América Latina. Ao longo de sua execução, é destaque: 

  • 139.450 pessoas recebendo o benefício; 

  • R$2,9 bilhões pagos em benefícios; 

  • 42.662 Inclusões no programa. 

  • Cinco postos de atendimento fixos instalados, incluindo uma sede em Brumadinho (MG);  

  • 24 municípios e 114 comunidades atendidas em trabalhos de campo;  

  • Mais de 115 mil atendimentos presenciais realizados à população; 

  • 680 mil quilômetros rodados em visitas técnicas para georreferenciamento. 

Com o objetivo de apresentar os resultados e impactos dos 3 anos do programa, bem como discutir com as Instituições de Justiça responsáveis os desafios que ainda permanecem, a FGV organizou reunião com o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares; o Procurador-Regional da República, Dr. Carlos Bruno da Silva; o juiz do acordo de Brumadinho, Dr. Murilo Abreu; e o Defensor Público de MG, Dr. Felipe Augusto Soledade. Representando a FGV, participaram: o Presidente, professor Carlos Ivan Simonsen Leal; o Diretor Executivo da FGV Projetos, Luiz Carlos Duque; o Diretor Adjunto da FGV Projetos, Irineu Frare; e o Gerente Executivo da FGV Projetos, André Andrade. 

Irineu Frare revelou que a discussão entre os participantes abordou também a necessidade de avançarmos ainda mais na produção de conhecimento sobre a experiência da FGV com o caso do programa aos atingidos na Bacia do Paraopeba, para que este possa servir de referência para outros locais, inclusive para a bacia do Rio Doce, onde ocorreu o desastre de Mariana. 

Impacto Social 

A fim de compartilhar as transformações sociais e econômicas na região, a FGV convidou André Andrade em um episódio do podcast Impacto Social FGV para falar sobre o Programa. Veja abaixo: 

 

Sobre o PTR de Brumadinho (MG) 

O Programa de Transferência de Renda (PTR) é um resultado positivo do Acordo de Reparação Integral assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em fevereiro de 2021. Nesse período, ele promoveu a recomposição da renda da população da Bacia do Paraopeba atingida pelo rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.  

O PTR foi concebido para ser um apoio financeiro mensal que garanta uma renda mínima e sua previsão original de duração era até outubro de 2025. Por escolha das Instituições de Justiça compromitentes e determinação da 2ª Vara de Fazenda Pública de Belo Horizonte, o Programa é gerido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que realiza os cadastros, faz os pagamentos e administra os recursos. Hoje, o PTR atende a 132.094 pessoas nas cinco regiões da Bacia do Paraopeba e, até agora, já transferiu R$2,18 bilhões aos beneficiários desde a FGV passou a realizar os pagamentos, em novembro de 2021. 

Origem da notícia: Programa de Transferência de Renda de Brumadinho completa 3 anos e divulga resultados | Portal FGV