O evento debateu a produção de vacinas, novas terapias promissoras e o uso da inteligência artificial a favor do diagnóstico preciso de doenças.
A Fundação Getulio Vargas sediou o 8th International Symposium on Immunobiologicals (ISI), organizado por Bio-Manguinhos/Fiocruz, durante os dias 8 e 10 de maio de 2024. O evento promoveu debates, palestras e mesas redondas acerca de temas como futuro da produção de vacinas, novas terapias promissoras e o uso da Inteligência Artificial a favor do diagnóstico preciso de doenças.
O professor e pesquisador da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Paulo Figueiredo, debateu sobre "Managing innovation in human health biotechnology startups in Brazil: Evidence and lessons learned" no painel Immunobiological development - how to overcome the valley of death: strategies and technologies.
"Pesquisa para valer no Brasil precisa ter duas características: inovação, que eu sei que vocês (Bio-Manguinhos/Fiocruz) têm, e tratar dos problemas daqui. Não podemos copiar, confiar e ficar dependentes de solução externa. Temos que ter a nossa pesquisa, a nossa capacidade de pensar. E a Fiocruz é especialista em relação a isso", ressaltou Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da FGV.
Também participaram do evento:
- Akira Homma, assessor científico sênior da Bio-Manguinhos/Fiocruz;
- Marcelo de Matos Ramos, diretor substituto do Departamento do Complexo Econômico-Industrial do Ministério de Saúde;
- Mario Santos Moreira, presidente da Fiocruz;
- Maurício Zuma, diretor da Bio-Manguinhos/Fiocruz;
- Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil
O simpósio integrou profissionais, pesquisadores e instituições de desenvolvimento e produção de biológicos de todo o mundo para compartilhar novidades e boas práticas da área, discutir inovações e fazer networking. Ao longo dos anos, instituições como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Fundação Bill & Melinda Gates e o Instituto Internacional de Vacinas (IVI) têm participado e prestigiado a programação do ISI.
Origem da notícia: Simpósio internacional reúne especialistas para debate sobre imunobiologia na FGV | Portal FGV