Notícia

FGV recebe visita de avaliação técnica do Ministério da Defesa

Equipes

Empresas Estratégicas de Defesa são pessoas jurídicas credenciadas pelo Ministério da Defesa por sua importância na realização ou condução de atividades voltadas à segurança nacional.

A FGV recebeu, no dia 15 de setembro, uma comitiva do Ministério da Defesa para a realização de uma visita de avaliação técnica voltada às instituições credenciadas como Empresas Estratégicas de Defesa. Empresas Estratégicas de Defesa são pessoas jurídicas credenciadas pelo Ministério da Defesa por sua importância na realização ou condução de atividades voltadas à segurança nacional.

São, assim, responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento, produção, aquisição, conversão e manutenção de produtos, serviços e sistemas de defesa e segurança. Devem atender também condições específicas, como ter sede no País, dispor de comprovado conhecimento científico ou tecnológico, e assegurar a continuidade produtiva no País.

Coordenadas pelo Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD) do Ministério da Defesa, as visitas de avaliação técnica têm como propósito verificar se as condições de credenciamento da empresa, bem como a classificação de seus produtos, permanecem em consonância com as regras e normas estabelecidas. Permitem também ao Ministério da Defesa consolidar o processo de interação com a empresa, em benefício do desenvolvimento da Base Industrial de Defesa nacional.

Receberam a comitiva do Ministério da Defesa os professores Irapoan Cavalcanti, Bianor Cavalcanti, Nivaldo Machado, Maurício Costa, Sérgio Gustavo, André Coelho, Evandro Vaz e Guilherme Marques, que dispuseram da oportunidade de apresentar a FGV e sua extensa atuação na área de projetos técnicos e acadêmicos estratégicos junto às Forças Armadas.

O credenciamento da FGV como Empresa Estratégica de Defesa simboliza o reconhecimento de sua atuação como uma das instituições de produção, ensino e disseminação científicas que mais contribuem para o setor da Defesa Nacional, fruto de uma parceria que só cresceu ao longo das últimas duas décadas por meio da pesquisa aplicada e dos cursos estruturados e executados em conjunto com as Forças Armadas, culminando na formação acadêmica e profissional de mais de 6.000 oficiais militares, dos quais 190 atingiram o Generalato.

A parceria inclui também o desenvolvimento e implementação de novos processos de gestão, com a condução de projetos no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, Programa de Fragatas Classe Tamandaré, Navio de Apoio Antártico, Reator Multipropósito Brasileiro, Fábrica de Munições da Marinha e do Exercício Guardião Cibernético.

Origem da notícia: FGV recebe visita de avaliação técnica do Ministério da Defesa | Portal FGV