A FGV Projetos e o Governo do Estado de São Paulo firmam uma parceria público-privada (PPP) que visa a construção e operação de serviços não-pedagógicos para 33 unidades de Ensino Médio e Ensino Fundamental. A iniciativa teve seu edital de concorrência internacional publicado no Diário Oficial do Estado e contou com o apoio da FGV Projetos em sua elaboração.
O setor privado será responsável pela implantação das unidades e por serviços como a manutenção preventiva e corretiva das unidades, o fornecimento e manutenção de equipamentos e materiais, limpeza, portaria, vigilância eletrônica e wi-fi. Os serviços pedagógicos permanecerão sob a responsabilidade do Estado.
O objetivo do projeto é expandir a oferta de vagas em tempo integral em escolas com uma moderna infraestrutura, buscando melhorar o desempenho dos alunos e reduzir as taxas de evasão escolar. As escolas serão implementadas em 29 municípios do Estado de São Paulo. O projeto reduzirá o déficit de vagas em tempo integral e a necessidade de transporte escolar por longas distâncias. Além disso, permite à direção e ao corpo docente mais tempo e foco nas questões pedagógicas.
Estruturado pelo BNDES e desenvolvido para Secretaria de Parcerias em Investimentos e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Fundação Getulio Vargas, através de sua unidade de assessoria técnica, a FGV Projetos, colaborou com a modelagem técnico-econômico-jurídico-financeira, liderando um consórcio de consultores integrado ainda por Dal Pozzo Advogados e Faccio Arquitetura. Para Charles Schramm, gerente executivo responsável pelo projeto, “Certamente será um marco no setor e um exemplo para outros Estados brasileiros em busca de soluções para a modernização da sua oferta de infraestrutura educacional, redução do déficit de vagas e evasão escolar, além de propiciar ambientes que contribuam para um melhor desempenho dos alunos”.
Para mais informações sobre o projeto e consulta à integra do edital e anexos, clique aqui.
Origem da notícia: Projeto para criação de 33 novas escolas em São Paulo recebe apoio da FGV | Portal FGV