Notícia

FGV firma parceria com consórcio de municípios para prevenção a desastres ambientais na Serra Gaúcha

Colaboração prevê diagnóstico socioeconômico, geoambiental e urbanístico para mitigar impactos de desastres naturais nos municípios do consórcio
CISGA

A Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) anunciaram um Protocolo de Intenções para desenvolver um plano de prevenção a desastres ambientais nos municípios da região, em resposta à tragédia recente no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para fortalecer a resiliência das cidades da Serra Gaúcha, por meio de um planejamento abrangente e multidisciplinar.

O plano de trabalho inicial da FGV Projetos inclui a realização de um diagnóstico completo dos municípios consorciados, dividido em três esferas: socioeconômico, geoambiental e urbanístico.

  • No campo socioeconômico, serão coletadas informações sobre atividades econômicas, como agropecuária e indústrias, além de infraestrutura escolar e centros produtivos.
  • O geoambiental focará no histórico de deslizamentos, características das encostas e sistemas de drenagem, assim como na captação de água e tratamento de resíduos.
  • Já o diagnóstico urbanístico avaliará a infraestrutura, mobilidade e a disposição imobiliária dos municípios.

Para André Andrade, gerente executivo na FGV Projetos e responsável pela iniciativa, "a união da experiência da FGV com abordagens inovadoras permitirá não apenas apoiar os municípios consorciados, mas também servir de modelo para outras regiões do Brasil na prevenção de desastres”.

A parceria está alinhada à missão da FGV em estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, aproveitando a expertise da FGV Projetos em situações de desastres ambientais, atuando nos Programas de Transferência de Renda de Brumadinho e Barão de Cocais (MG), além da experiência no Projeto Recomeço, voltado para as vítimas das chuvas em São Sebastião, em 2023.

CISGA é constituído por 26 municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.

Origem da notícia: FGV firma parceria com consórcio de municípios para prevenção a desastres ambientais na Serra Gaúcha | Portal FGV