Notícia

FGV apoia companhia estadual de saneamento do Paraná em sua primeira parceria público-privada

Paraná

Com estudos de modelagem realizados pela FGV Projetos, o leilão para execução de serviços de esgotamento sanitário foi vencido com um deságio de 30,65%

A Fundação Getulio Vargas, por meio da FGV Projetos, realizou assessoria técnica para a Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar) em uma iniciativa que tem o objetivo de firmar a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da empresa. Prevendo-se o investimento de até 1,2 bilhão de reais, o escopo do contrato envolve serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação de esgoto em 16 municípios das regiões central e litoral do Estado do Paraná.

Os estudos de modelagem técnica, financeira e jurídica foram elaborados pela FGV Projetos, em conjunto com a equipe técnica da Sanepar. Luiz Carlos Duque, diretor executivo da FGV Projetos, considera que este leilão representa uma solução conciliatória nas discussões recentes do Marco Legal do Saneamento.

“Com os novos decretos de regras do governo sobre a regulamentação, ficou clara a necessidade de ajustes para o dispositivo, a fim de nivelar os interesses entre entes públicos e privados, de forma a atingir as metas do Marco, que prevê serviço de água e esgoto para 90% da população brasileira até 2033. A modelagem proposta pela FGV, em formato de parceria público-privada, favorece a união entre o histórico de serviços prestados e experiência da Sanepar com a agilidade e interesse econômico da Aegea, maior companhia privada de saneamento do Brasil”, afirmou o diretor.

A assessoria realizada pela FGV Projetos subsidiou parâmetros técnicos do negócio, como o valor máximo tarifário do metro cúbico de esgoto coletado e tratado, de R$ 4,60, sobre o qual o consórcio liderado pela Aegea sagrou-se vencedor do leilão da última sexta-feira, na B3 em São Paulo, ao ofertar a proposta de R$ 3,19, um desconto de 30,65% em relação ao valor máximo previsto no edital.

Essa licitação é a primeira de três que a Sanepar planeja realizar, com apoio da FGV Projetos, para serviços voltados a esgotamento sanitário em três microrregiões do Estado do Paraná. Somadas, as concessões deverão gerar investimento de 4,7 bilhões de reais.

Para conhecer os serviços de assessoria técnica oferecidos pela FGV Projetos, acesse o site.

Origem da notícia: FGV apoia companhia estadual de saneamento do Paraná em sua primeira parceria público-privada | Portal FGV