Notícia

FGV apoia o desenvolvimento de ferramenta de monitoramento do Programa de Metas da cidade de SP

São Paulo

O Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE), fruto de parceria da FGV Projetos, entrega modernização e eficiência à gestão pública.

A Prefeitura de São Paulo deu um importante passo rumo à modernização e eficiência em sua gestão ao tornar o Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE) como a ferramenta oficial do monitoramento do Programa de Metas (PdM) da cidade. Desenvolvido pela FGV Projetos para a Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), ligada à Secretaria de Governo Municipal, a oficialização se deu por meio da publicação do Decreto Municipal Nº 63.336 de 10 de abril de 2024. 

“O SMAE é uma ferramenta estratégica projetada para otimizar o acompanhamento das metas estabelecidas pela gestão municipal e otimizar os resultados das políticas públicas. Com dois módulos já ativos - Programa de Metas e Projetos Estratégicos - e novas funcionalidades em desenvolvimento, o SMAE estabelece processos mais eficientes de avaliação de políticas públicas, fortalecendo a gestão municipal com uma abordagem estratégica baseada em indicadores e resultados”, explicou Lincoln Koyama, gerente executivo responsável pelo projeto. 

Para Fernando Chucre, Secretário Executivo de Planejamento de Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo Municipal, “A oficialização do SMAE como sistema de monitoramento do PdM representa um marco importante para a cidade, permitindo um acompanhamento eficaz das metas, além de fornecer diretrizes para a elaboração de instrumentos de planejamentos futuros e promover uma cultura de monitoramento e avaliação em toda a administração pública municipal. O SMAE possibilita ainda a identificação de áreas de aprimoramento, contribuindo para a continuidade das políticas públicas ao longo de diferentes gestões”. 

O SMAE como ferramenta de monitoramento e acompanhamento de metas, políticas públicas, projetos estratégicos e, futuramente, da execução das emendas parlamentares destinadas ao município, destaca-se por seu potencial de se constituir como referência para outros municípios e Estados, promovendo a modernização e eficácia da gestão pública. Além disso, cabe ressaltar que o SMAE é um sistema de código aberto, aumentando sua transparência e possibilitando a colaboração de diversos atores na melhoria contínua da gestão pública. 

A FGV Projetos, especializada em desenvolver soluções e produtos para o setor público, destaca-se por sua contribuição para modernizar estratégias governamentais e fomentar a inovação por meio da transformação digital. Com foco na experiência do usuário, a FGV Projetos contribui para a formação de um ecossistema de tecnologias governamentais, tornando o SMAE uma ferramenta transformadora para impulsionar o progresso e a eficácia das políticas públicas em São Paulo e em todo o Brasil. 

Para saber mais, acesse o site.

Origem da notícia: FGV apoia o desenvolvimento de ferramenta de monitoramento do Programa de Metas da cidade de SP | Portal FGV