Notícia

FGV na COP 30: apoio na organização em Belém fortalece agenda climática na Amazônia

Atuação da FGV Projetos contribuiu para o planejamento estratégico, infraestrutura e representatividade internacional da conferência
COP30

A Fundação Getulio Vargas, por meio da FGV Projetos, vem apoiando na organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) desde 2023. A instituição realizou assessoria técnica ao Governo do Estado do Pará na elaboração do planejamento estratégico do evento, desenvolvendo soluções integradas e alinhadas aos rigorosos objetivos da ONU para a COP30. O trabalho envolveu especialmente soluções de planejamento, suporte técnico, comunicação e relacionamento. 

O resultado dessa cooperação fez com que a capital paraense se estruturasse para receber visitantes em diversas modalidades de hospedagem, além de milhares de profissionais da imprensa e representantes de entidades globais. Notavelmente, esta edição registra a maior participação de povos indígenas de toda a história das conferências climáticas, consolidando a COP30 como um evento de ampla representatividade e visibilidade internacional. 

André Coelho, gerente executivo da equipe do projeto, destaca que a contribuição da Fundação se alinha ao compromisso da Fundação com o desenvolvimento nacional: "Apoiar um evento desta magnitude, no coração da Amazônia, está em consonância com a missão da FGV de pensar e implementar soluções para o desenvolvimento do Brasil. O impacto para a sociedade brasileira vai além da conferência; trata-se de construir um legado de sustentabilidade, infraestrutura e políticas públicas eficazes na Amazônia, buscando garantir que o evento não só seja um sucesso organizacional, mas que também impulsione transformações reais e duradouras para a região e para o país". 

Com atividades programadas até 21 de novembro, o Brasil — e especialmente o Pará — permanece no centro das atenções globais. A FGV Projetos permanece atuante durante todo o evento, acompanhando as operações e contribuindo para o fortalecimento e aprimoramento das políticas públicas essenciais ao enfrentamento da crise climática. 

Sobre a COP30 

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) teve início em 10 de novembro de 2025, em Belém, marcando um momento histórico para a região amazônica. Pela primeira vez, o maior evento global sobre clima é sediado no coração da floresta, refletindo o reconhecimento da importância estratégica da Amazônia nas discussões ambientais internacionais. 

Dados do Fórum das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que é a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que organiza anualmente a Conferência das Partes (COP), destacam a participação de representantes de 194 países. Estes, chegam ao Pará com a missão de negociar acordos capazes de promover avanços concretos na agenda climática mundial. A presença diversa e numerosa de autoridades, especialistas e ativistas reforça o peso político da conferência, considerada crucial para acelerar os compromissos rumo à neutralidade de carbono. 

Origem da notícia: FGV na COP 30: apoio na organização em Belém fortalece agenda climática na Amazônia