Notícia

FGV recebe 5º Encontro de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da FGV Projetos, reuniu gestores para um debate sobre as políticas públicas em curso no setor
Auditório

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi palco, no dia 17 de março, do 5º Encontro de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da FGV Projetos, reuniu gestores de 75 municípios para um debate sobre as políticas públicas em curso no setor.

Com o objetivo de promover um diálogo contínuo e colaborativo, visando o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as necessidades da população, foram apresentadas pesquisas e realizados debates sobre as políticas culturais em vigor, com foco na troca de experiências e no aprimoramento das ações. Durante a mesa de abertura, os convidados discursam sobre o papel da cultura como fomento à construção de uma política cultural abrangente e inclusiva, que gere emprego, renda e oportunidades para todos os cidadãos do estado.

Danielle Barros, Secretária de Cultura e Economia Criativa do RJ: "Estamos na casa de uma boa parceira, a FGV, que está medindo os indicadores das nossas ações. Além de Cultura, movimentamos economia criativa, que é muito vibrante e precisa ser mensurada, para mostrar se o trabalho está dando certo, indicando novos caminhos e formas de melhorar".

Aureo Ribeiro, deputado federal integrante da Comissão de Cultura da Câmara Federal: "O maior desafio é garantir oportunidades para toda a população do estado, com políticas públicas que dialoguem com a juventude, fortaleçam a juventude e auxiliem no combate à violência". Segundo ele, os estudos e indicadores que a FGV fornece sustentam os argumentos para que novas políticas públicas no setor sejam implementadas.

Luiz Carlos Duque, Diretor Executivo da FGV Projetos: "A FGV fez 80 anos recentemente, sempre debruçada sobre políticas públicas e acompanhando as mudanças da nossa sociedade. A cultura vem vivendo um momento muito oportuno, deixando claro seu potencial nas transformações sociais possíveis para melhorar a vida de nossa população".

Ainda participaram da mesa de abertura: Roberta Martins, Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura; Tales Gomes, Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ; Leonardo Edde, Presidente da RioFilme; e Luiz Gustavo Barbosa, Gerente Executivo na FGV Projetos.

Origem da notícia: FGV recebe 5º Encontro de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro